Primeiro devo esclarecer que Arquétipo vem do latim archetypu < Grego. arché= primitivo + týpon= tipo modelo, padrão , primeiro dos seres criados;
Em psicologia : Na doutrina de Jung (psicólogo suíço, 1875-1961) os arquétipos correspondem, de acordo com a teoria estóica da alma universal, concebida como origem da alma individual.
Às imagens ancestrais e simbólicas materializadas nas lendas e mitos da humanidade constituem o inconsciente coletivo que se revela no indivíduo através dos sonhos, delírios e algumas manifestações de arte, o qual contém a imensa herança psíquica da evolução humana. De acordo com Jung, esta herança renasce na estrutura de cada indivíduo.
Em numerologia costumo fazer uso dos arquétipos perfilado-os segundo os ensinamentos deste grande mestre Jung (para mim os arquétipos são números) e assim definir a personalidade individual e a influência do inconsciente coletivo.
A numerologia, não posso deixar de elucidar, trata-se de uma forma de depurar o “Ser “ a fim de que use melhor suas mais fortes características e a herança do Universo.
Usando os princípios de Jung e facilitando melhor sua compreensão vamos dividir a trajetória da personalidade humana em 12 arquétipos e 3 grupos, assim:
a) O EGO possui 4 arquétipos - O Inocente, o Órfão, O Guerreiro e o Caridoso.
b) A ALMA (prefiro chamar de Espírito) possui também 4 arquétipos – O Explorador, O Destruidor, O Amante e O Criador.
c) O SELF possui os 4 últimos arquétipos – O Governante, O Mago, O Sábio e o Bobo.
Cada grupo de 4 detém uma parte da jornada. Com a formação do EGO, iniciamos a trajetória, já em criança com o arquétipo do INOCENTE, que pelo aspecto positivo, nos faz aprender a ter otimismo e confiança. Com os primeiro erros, nos tornamos O ÓRFÃO, que pelo lado positivo, nos traz empatia, interdependência e realismo, fazendo-nos recuperar a segurança.
Logo surge O GUERREIRO que entra em cena para aprendermos a estabelecer metas e estratégias, alcançando-as com disciplina e coragem. E chega, então, O CARIDOSO completando a jornada de formação do EGO, que nos ensina a cuidar das pessoas e de nós mesmos. Quando todos estão na UNIDADE, o que é raro, tudo funciona como numa orquestra afinada.
Com a formação ESPÍRITO aparece O EXPLORADOR que nos impulsiona para a busca de uma vida melhor, nos traz autonomia e ambição saudáveis. Logo em seguida temos O DESTRUIDOR, que nos obriga a escolher, através da perda (desapego), do medo ou da dor, entre reiniciar a jornada ou nos transformarmos. Aí entra em ação O AMANTE, que é à busca da felicidade, o compromisso com quem se ama; é o amor por nós e pelo outro.
Por fim O CRIADOR, que nos liga ao Universo, nos dando criatividade, identidade e vocação. Permite-nos que os sonhos se transformem em realidade.
Na manifestação do SELF, o arquétipo O GOVERNANTE indica soberania, responsabilidade e competência. É à busca da concretização dos sonhos. É a preocupação do bem-estar da sociedade, do planeta. Nessa altura, aparece O MAGO que nos dá poder pessoal, transformação da realidade para melhor. Ele cura as feridas do governante.
O SÁBIO traz verdade, entendimento, sabedoria e desprendimento.
Finalmente O BOBO, cujo princípio é a alegria, o prazer, a libertação. É o inocente, lá do início, com mais maturidade. É festejar a vida a cada momento.
Na manifestação negativa deles, temos no INOCENTE um comportamento de rejeição à verdade, credulidade extrema com as pessoas ou desconfiança, consumismo, sentimentos de desproteção, de culpa e vergonha, propensão para correr riscos.
NO ÓRFÃO, a primeira coisa a desaparecer é a espontaneidade; sente-se magoado, rejeitado, abandonado, traído, maltratado, com tendências a reprimir talentos para não se expor.
O GUERREIRO negativo é improdutivo, injusto, com obsessiva necessidade de vencer; encara qualquer diferença como uma ameaça e em situações extremas é mentiroso, inescrupuloso e vilão.
O CARIDOSO negativo doa-se em demasia, sem observar a hora de dizer não, o que raramente faz. Pai/Mãe que deposita nos filhos uma expectativa de realizar-se através deles, se tornam ressentidos. Processa-se uma relação simbiótica que torna-se repressora. Há uma transferência de carências para os seus protegidos como forma de preencherem os vazios emocionais.
Pela expressão negativa, O EXPLORADOR tem uma necessidade obsessiva de ser independente, o que nos mantém isolados. Cria alienação, insatisfação e sensação de vazio; perfeccionismo, orgulho e vícios.
O DESTRUIDOR carrega-nos para a estagnação, dor, sofrimento, tragédia e perdas. Em situações extremas, assassinatos e estupros, difamação e morte sem renascimento.
O AMANTE nos empurra para a inveja, o ciúme, fixação obsessiva no objeto ou pessoa amada, compulsividade sexual, promiscuidade ou mesmo puritanismo exagerado.
O CRIADOR, no lado negativo, limita as oportunidades, traz devaneios, fantasias descabidas, obsessão por criar.
No aspecto negativo do GOVERNANTE, haverá caos e perda de controle. Haverá comportamentos dominadores, tirânicos, rígidos e manipulativo. Quando não há um governante forte e equilibrado, haverá falta de recursos, de harmonia, de apoio ou de ordem na sua vida.
O arquétipo de base, O MAGO, o tornará feiticeiro(a) maligno(a) ou lhe trará doenças físicas, emocionais e espirituais, além de descontrole psíquico e mediúnico. O SÁBIO lhe confrontará com a fraude, a ilusão, isolamento e ausência de sentimentos; atitudes e comportamentos críticos, superiores e pomposos.
O BOBO terá preguiça, gula, irresponsabilidade, tédio, indisciplina, parasitismo e embriaguez.
Os arquétipos construídos por nós, ao longo de nossas vidas, seguem o modelo desses que já nascem conosco. Não adianta retirar um arquétipo construído sem ir ao princípio de tudo. Ao mesmo tempo, não se pode retirar apenas esses moldes arquetípicos de nascimento, sem uma primeira vivência dos arquétipos que construímos.
Crescer é um ato de amor conosco. É um ato de respeito com quem nos criou. Descobrir-se é uma obrigação e como digo sempre, a numerologia é uma ótima forma de cura.
1 comentários:
Eu agradeço sua visita
A vida sempre une as pessoas no momento certo.
Que eu seja digna da sua amizade.
Nos momentos de aflição dividirmos nossas dores e pensamento
Que seu sonho e os meu sonhos seja abençoado por Deus.
Com nossa amizade e união possamos alcançar as estrelas.
De mãos dadas não terei medo da estrada a ser percorrida.
A minha fé iluminara nossos caminhos ,
E assim juntos seguirmos até onde existir vida.
Uma noite abençoada .
Deus abençoe seu carinho.
Bjs no coração.
Evanir
Creia você é um anjo em minha vida.
Enviar um comentário